segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Carlos Morgado preparado para continuar

Acção Social, Educação e Desporto são áreas consideradas prioritárias para o executivo da Junta de Freguesia de Oeiras. O presidente, Carlos Morgado, a um ano das eleições considera-se "satisfeito por o índice de execução no plano de actividades mais relevantes se situar na ordem dos 95%".
Na sua primeira experiência como presidente de Junta, à frente dos comandos da freguesia de Oeiras, Carlos Morgado não tem dúvidas em concluir que "o balanço é francamente positivo, a avaliar pelo retorno que tenho tido".
O património histórico e a costa "soberba" faz com que a freguesia tenha no seu território alguns dos ex-líbris do concelho, o que, para Carlos Morgado, "faz com que esta localidade seja extremamente apelativa, quando temos o Parque dos Poetas, o Passeio Marítimo, o Palácio do Marquês de Pombal, é toda uma gama de equipamentos muito apelativos".
No entanto, não foge aos problemas que tocam todas as freguesias; "o estacionamento é um problema, de facto, mas estão a ser tomadas medidas para melhorar essa área".
O Centro Histórico também está na lista de prioridades do autarca, uma vez que "a população ali residente é muito envelhecida, e tem havido um esforço para trazer jovens para o Centro, bem como actividades dinamizadoras para habituar as pessoas a reunir-se no centro da vila".
Tendo conseguido sair da sombra da Câmara Municipal, por se encontrar tão perto da sede da autarquia, a freguesia de Oeiras e o executivo da junta "tem levado a cabo um trabalho muito relevante", mas Carlos Morgado admite que "o ano que ainda temos pela frente vai ser preenchido com intervenções em várias vertentes", dando como exemplo o campo da Acção Social, da Educação e do Desporto.
Por exemplo, o programa de atribuição de bolsas a alunos carenciados do Ensino Secundário, que no ano lectivo passado apoiou 16 jovens, é uma das acções do executivo da junta; "quando aqui cheguei, a junta distribuía duas bolsas de estudo, e número tem vindo a aumentar. Conto este ano aumentar o número de atribuições", de forma a permitir aos alunos continuar os estudos.
Na área da terceira idade, o autarca dá como exemplo o novo serviço de Teleassistência, que funciona 24 horas por dia para dar apoio aos mais idosos, onde a Junta colabora com "apoio financeiro aos utentes que não têm hipótese de adquirir o equipamento", tendo para isso recorrido "a vários parceiros que possibilitam esta ajuda".
Empenhado "a 100% no que faço", o presidente da Junta de Oeiras acha imprescindível que "as pessoas se sintam participativas na sua comunidade, e devem ser correspondidas", por isso o trabalho no terreno e o feedback que recolhe da população "ajudam-me a fazer mais e melhor".
Com a "consciência tranquila face ao trabalho realizado", Carlos Morgado quer "sempre fazer melhor", mesmo tendo em conta "os constrangimentos financeiros e as limitações das Juntas de Freguesia", algo que se resolve "com alguma imaginação para contornar os obstáculos".
Preparado para continuar à frente dos destinos da Junta, "se a população assim o quiser", Carlos Morgado afirma que é "o contacto com as pessoas a parte mais gratificante desta experiência, e a possibilidade de satisfazer as suas necessidades", com o objectivo de "fazer com que as pessoas estejam mais felizes em Oeiras".

Publicado na última edição do Correio de Oeiras
joanacoelholopes@correiodeoeiras.net