terça-feira, 30 de novembro de 2010

Rectificação: Oeiras apoia actividades culturais (23 Novembro)

A Câmara Municipal de Oeiras rectificou, em comunicado, a informação referente ao apoio financeiro entregue à Companhia de Actores, Grupo de Teatro e Associação Cultural. O valor foi doado pela empresa Merck Sharp & Dohme e não pela autarquia.

«O apoio financeiro, no valor de 31 mil euros, entregue, no passado dia 22 de Novembro, à Companhia de Actores – Grupo de Teatro e Associação Cultural para o desenvolvimento do projecto “Navegar é Preciso” foi disponibilizado pela empresa Merck Sharp & Dohme e não pela Câmara Municipal de Oeiras, como anteriormente anunciado», sita o comunicado de imprensa. Recorde-se que esta iniciativa destina-se a crianças e jovens do Bairro Municipal dos Navegadores e tem como objectivo envolvê-los nas artes da dança, música e teatro. A cerimónia de entregue foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, e teve lugar no Centro de Convívio do Bairro dos Navegadores, em Talaíde, Porto Salvo.

Linda-a-Velha: Corrida Professor José Augusto Lucas

A 2.ª edição da Corrida José Augusto Lucas será no próximo dia 12 de Dezembro. A prova é organizada pela Associação de Antigos Alunos da Escola Secundária de Linda-a-Velha com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.


Com partida e chegada junto da Escola Secundária de Linda-a-Velha, a prova presta homenagem ao professor que lhe concede o nome, que durante mais de 22 anos exerceu funções no conselho executivo da unidade escolar, à qual atribui o seu nome desde Dezembro de 2009, altura em que foi oficialmente reconhecido o seu contributo vital para a comunidade social e educativa deste instituto de ensino. A prova contará com alguns ilustres participantes como Paulo Vistas, vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, e Nuno Graciano, apresentador de televisão. Esta iniciativa causará algumas implicações em termos de circulação do trânsito local, pautadas por cortes entre vários pontos da freguesia, sendo exemplos a Avenida Carolina Michaelis – Rua Manuel de Silva Gaio, Rua Diogo do Couto – Rua Baltazar Lopes ou entre a Rua de Ceuta – Rua Tomás Alcaide. A prova decorrerá entre as 9h30 e as 11h30.

Oeiras sem recolha de lixo nos feriados

A Câmara Municipal de Oeiras informou, em comunicado, que nos próximos dias 1 e 8 de Dezembro não haverá recolha de resíduos volumosos (momos e resíduos de jardim) no concelho. A respectiva recolha dos mesmos será efectuada nas quintas-feiras seguintes, isto é, nos dias 2 e 9 de Dezembro. Para quaisquer esclarecimentos adicionais, os munícipes poderão entrar em contacto com a autarquia através do número verde 800 201 205.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Queda de árvore corta circulação

O acesso ao Santuário da Nossa Senhora da Conceição da Rocha, em Carnaxide, está cortado devido à queda de uma árvore no meio da estrada. Até o dia de hoje, 26 de Novembro, a situação ainda não foi regularizada pela autoridade competente. O santuário fica situado entre Carnaxide e Linda-a-Pastora e traz centenas de visitantes por ano.

Dia mundial dos diabéticos em tons de azul

No passado dia 14 de Novembro celebrou-se o dia mundial dos diabéticos. O município de Oeiras associou-se à iniciativa da Associação Portuguesa de Diabéticos de Portugal e, no referido dia, iluminou o Pelourinho da vila de Oeiras em tons de azul. Esta iniciativa marcou, de forma simbólica, aquele que é uma das datas mais importantes para os portadores da diabetes em Portugal.

Campanha de Natal em Oeiras

A autarquia de Oeiras vai desenvolver uma campanha de recolha de brinquedos, jogos e livros entre os dias 29 de Novembro e 19 de Dezembro no Centro Comercial Oeiras Parque. Esta iniciativa será destinada a instituições e entidades do concelho cuja área de intervenção seja a infância e a juventude. A acção conta com a colaboração da entidade gestora da superfície comercial, a empresa Mundicenter.

1.ª Essência reabre com nova gerência



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Feira do Livro de Algés

A Feira do Livro de Algés está a decorrer junto da estação da CP, até o próximo dia 19 de Dezembro, de segunda à sexta, das 9h00 às 20h00 e sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 20h00.

Bombeiros de Oeiras celebram 119.º aniversário

Os Bombeiros Voluntários de Oeiras comemoraram 119 anos, no passado domingo. O acontecimento contou com várias iniciativas para melhorar o desempenho da corporação.

A festa dos 119 anos, também, serviu para analisar o ano decorrido sobre a tomada de posse do actual comandante José Pereira. Contou-se, ainda, com várias iniciativas relacionadas com a aposta prioritária na formação, no equipamento de protecção individual, no material e veículos e sua adequação à zona de intervenção, além de ajustes em termos de fardamento e apresentação dos “soldados da paz”daquela corporação. Além da sessão solene, a cerimónia de aniversário dos Bombeiros de Oeiras, contou com a presença do presidente da Câmara, Isaltino Morais, do governador civil de Lisboa, António Galamba, do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira e dos presidentes das juntas de Oeiras e Porto Salvo. Incluiu o baptismo de três novas viaturas da corporação, a prestação de juramento de novos bombeiros e homenagens a entidades. O evento ainda serviu para revelar os objectivos que os bombeiros têm para este ano, como a construção de um novo quartel, em Cacilhas de Oeiras, mas enquanto este projecto não se concretiza serão feitas modificações no quartel actual com o objectivo de melhorar as condições da corporação.

Vila Fria: venda de natal

O Grupo Cultural de Vila Fria vai desenvolver, nos dias 4 e 5 de Dezembro, uma venda de natal com o objectivo de angariar fundos para aquela associação cultural. A acção decorrerá entre as 14h00 e as 20h00 e terá lugar no número 23 da rua Carlos Paião. Estão previstas exposições de artesanato, doçaria regional, actuação dos Rancheiros de Vila Fria e de fantoches.


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Queijas: Campanha de recolha de roupa e cobertores


O Grupo Motard Cowboys do Asfalto, a Junta de Freguesia de Queijas e o Agrupamento de Escuteiros 774 estão juntos numa acção de recolha de roupa, principalmente masculina, e cobertores para os sem-abrigo da freguesia que tem recebido, mensalmente, comida e roupa provenientes desta iniciativa. O trabalho de campo permitiu identificar as maiores carências e direccionar o peditório para satisfazer essas necessidades. Neste sentido, são precisos cobertores, mantas e roupa de homem, nomeadamente casacos, impermeáveis, roupa interior, calças e calçado. Os artigos podem ser entregues na sede da Junta de Freguesia de Queijas durante o horário de funcionamento desde o dia 29 até ao dia 15 de Janeiro.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Oeiras apoia actividades culturais

A Câmara Municipal de Oeiras entregou, ontem, um apoio financeiro de 40 mil euros à Companhia de Actores, Grupo de Teatro e Associação Cultural para o desenvolvimento do projecto “Navegar é Preciso”.

A iniciativa destina-se a crianças e jovens do Bairro Municipal dos Navegadores e tem como objectivo envolvê-los nas artes da dança, música e teatro. A cerimónia de entregue foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, e teve lugar no Centro de Convívio do Bairro dos Navegadores, em Talaíde, Porto Salvo.

Exposição “1910 Memórias do Teatro”

O Auditório Municipal Eunice Muñoz, Oeiras, acolhe, até ao próximo dia 12 de Dezembro, uma exposição que engloba uma retrospectiva sobre a cidade de Lisboa no ano da implantação da República.

A exposição, que teve o seu início no passado dia 30 de Outubro, apresenta uma retrospectiva do panorama teatral aquando da implantação da república. Sob a coordenação da Mestre Paula Anjos, conta com a produção do Centro de Artes Dramáticas de Oeiras e com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras. A exposição está aberta ao público de quinta-feira a sábado, das 14h00 às 21h30, e ao domingo, das 14h00 às 18h00.

Apoio jurídico gratuito em Queijas

A população recenseada na freguesia de Queijas dispõe de um serviço de aconselhamento Jurídico gratuito, todas as sextas-feiras, a partir das 15h00, na loja 20 do Mercado de Queijas.

A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia local, é pioneira no concelho de Oeiras e resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal e a delegação da Ordem dos Advogados de Oeiras. Os munícipes, que façam prova de insuficiência económica, podem usufruir de consultas gratuitas com advogados atribuídos pela Ordem de Advogados de Oeiras. As marcações de consultas jurídicas devem ser feitas na secretaria da Junta de Freguesia de Queijas.

Clínica Arte & Fala promove Campanha de Natal


A Clínica Arte & Fala está desenvolver uma campanha de recolha de brinquedos, livros, roupas, produtos de higiene e alimentos para ajudar crianças, idosos e famílias carenciadas.

Esta iniciativa visa as populações dos Centros Sociais e Paroquiais de Nova Oeiras, e de S. Julião da Barra, do Centro Comunitário de Carcavelos, da Associação Crescer Ser, do Centro de Solidariedade Social de Oeiras e da Fundação S. Vicente Paulo.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiros

O segundo encontro nacional de jogos de tabuleiros vai realizar-se nos dias 27 e 28, junto ao parque dos poetas, em Oeiras. Este encontro tem como objectivo facultar a troca de experiências entre os participantes.

O encontro é promovido pelo grupo de Boardgamers de Lisboa e começa agora a espalhar-se um pouco por todo o país, são um dos sinais de amadurecimento de mercado apontados por Gil d'Orey, criador deste tipo de jogos. «Acreditamos que o mercado está maduro e que, tal como acontece em muitos países europeus, este jogos vão conquistar cada vez mais jogadores», afirmou ao Diário de Notícias. A sede da AERLIS - Associação de Empresários da Região de Lisboa, que acolhe o segundo encontro, é aberta ao público em geral e apresenta a maior ludoteca de jogos de tabuleiro do País disponibiliza mais de 500 títulos. Para quem se quer iniciar, estará uma equipa disponível para ensinar as regras, facilitando a descoberta de novos jogos. Segundo o Grupo de Boardgamers de Lisboa, está assegurada a presença de jogadores de norte a sul do País. O espaço estará organizado em áreas de jogo livre e jogos de média e curta duração. O grupo vai ainda realizar sessões de explicação em grupo de jogos de complexidade e/ou duração superior à média. O encontro decorre no sábado entre as 10h00 e as 2h00, e no domingo entre as 10h00 e as 20h00.

Lídia Jorge na Biblioteca Municipal de Oeiras

A escritora Lídia Jorge estará, no próximo dia 23, na Biblioteca Municipal de Oeiras pelas 21h30 para a última sessão de Café com Letras deste ano.

A iniciativa tem como objectivo assinalar os 30 anos de carreira da escritora. Lídia Jorge nasceu em Boliqueime, Algarve. Passou alguns anos decisivos em Angola e Moçambique, durante o último período da Guerra Colonial. A publicação do seu primeiro romance, "O Dia dos Prodígios" (1980) constituiu um acontecimento num período em que se inaugurava uma nova fase da Literatura Portuguesa. Seguiram-se os romances "O Cais das Merendas" (1982) e "Notícia da Cidade Silvestre" (1984), ambos distinguidos com o Prémio Literário Cidade de Lisboa. Mas foi com "A Costa dos Murmúrios" (1998), livro que reflecte a experiência colonial passada em África, que a autora confirmou o seu destacado lugar no panorama das Letras Portuguesas.
A sua obra, rica e diversificada, tem suscitado o interesse dos encenadores e cineastas portugueses, de que é exemplo a adaptação, em 1997, do texto “A Maçon” pelo Teatro Nacional D. Maria II e, posteriormente, em 2004, a adaptação ao cinema do célebre romance "A Costa dos Murmúrios" por Margarida Cardoso.

Sócrates convencido com permanência de comandos em Oeiras

José Sócrates declarou, no final da Cimeira de Lisboa, que se realizou este fim-de-semana, que está «absolutamente convencido» que o quartel-general da NATO permanecerá em Oeiras.

O primeiro-ministro avançou ainda que os comandos de Oeiras virão acolher as estruturas de componente naval de Northwood, Reino Unido, e não o de Nápoles, uma vez que este será extinto.

Apesar de permanecer em Oeiras, o comando da Nato irá sofrer algumas alterações, actuando em moldes diferentes. A ser aprovada em 2011, a nova estrutura reduzirá o estatuto de Oeiras que passa do segundo nível (comando conjunto de forças) para o terceiro (apenas naval). Assumirá, contudo, por completo a responsabilidade pelas operações navais aliadas.

A dúvida acerca da permanência de comandos em Oeiras nasce da redução dos efectivos da estrutura na organização, sendo a decisão definitiva conhecida até Junho de 2011.

sábado, 20 de novembro de 2010

Última tertúlia na Fábrica

O próximo dia 29 será palco da última sessão das “Tertúlias na Fábrica – Da Monarquia à República 1876 – 1926”. O jantar decorrerá no restaurante Maria Pimenta, na Fábrica da Pólvora de Barcarena e no final serão lidos poemas pelas Jograis do Paço. O preço do jantar, cuja reserva é obrigatória, é de 17 € por pessoa.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Veículos abandonados serão reciclados

No passado mês de Outubro, a autarquia de Oeiras assinou um Protocolo de Colaboração com a Valorcar – entidade responsável pelo sistema integrado de gestão de veículos em fim de vida (VFV) – para optimizar a gestão dos VFV e racionalizar os recursos para o respectivo tratamento ambientalmente sustentável e adequado. Este foi mais um passo do Município de Oeiras para melhorar a qualidade ambiental e de vida dos seus habitantes através da correcta remoção dos automóveis abandonados no concelho para o local apropriado. Em comunicado, a autarquia fez saber que se compromete a «encaminhar para tratamento e reciclagem em empresas da rede Valorcar os VFV que detenha por terem sido abandonados na via pública».

Freguesia de Algés realiza recolha de sangue

A sede da Junta de Freguesia vai realizar uma recolha de sangue no próximo dia 1 de Dezembro, quarta-feira, entre as 9h00 e as 13h00. O edifício da Junta situa-se no n.º 8-A da rua Parque Anjos. A acção é aberta a toda a população de Algés com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos e peso superior a 50kg. É importante não esquecer de tomar o pequeno-almoço antes de realizar a recolha de sangue.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

“São Martinho descamisado”

O Jardim-de-infância José Martins e a Escola Básica Armando Guerreiro, Linda-a-Velha, realizaram, no passado dia 13, um magusto e desfolhada com os alunos dos estabelecimentos escolares.

No fim-de-semana em que se comemorou o São Martinho, os responsáveis pela iniciativa organizaram um conjunto de actividades, nomeadamente relatos de histórias tradicionais e música ao vivo. Também assaram castanhas para a alegria dos mais pequenos. A iniciativa teve o apoio do Agrupamento de Escolas Amélia Rey Colaço.

A acção nasceu no seguimento da primeira desfolhada que se realizou no final do ano lectivo passado. Face ao sucesso sentido, o jardim-de-infância decidiu repetir a experiência juntando também a Escola Básica Armando Guerreiro.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Capela de Nossa Senhora de Porto Salvo


Os membros da Assembleia Municipal do Partido Socialista recomendam à Câmara Municipal de Oeiras que a capela da Nossa Senhora de Porto Salvo seja classificada como um bem imóvel de interesse municipal.

Visando a salvaguarda da memória e a riqueza artística que a capela tem, a sua história demonstra um notório valor para o património cultural das comunidades da Freguesia de Porto Salvo e do concelho. Nos dias 25 e 26 de Julho, devotos e mareantes resolveram celebrar o reconhecimento da Nossa Senhora com uma peregrinação popular. Reza a lenda que a ermida da Nossa Senhora foi construída no cumprimento de uma promessa feita por marinheiros da carreira das Índias. Fustigados pelo mau tempo prometeram em caso de salvação construir uma capela no primeiro promontório que avistassem ao chegarem ao Tejo. O outeiro avistado foi Caspolima, doado pelo Rei D.João V. A primeira capela foi construída em 1530, é composta por uma nave decorada com azulejos. Marcada por sucessivas obras de restauro as mais importantes foram feitas no período de 1736 a 1774, até chegar ao seu aspecto actual. |IM

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Morreu pioneiro da hemodiálise

Faleceu no passado dia 7 Jacinto Simões, médico pioneiro no tratamento de insuficiência renal em Portugal. Deixa-nos assim, aos 85 anos, um dos expoentes da hemodiálise e tratamento por transplante no nosso país.

Nefrologista e figura destacada na medicina portuguesa, assumiu um papel primordial na incursão do tratamento de doenças renais no nosso país, notavelmente nas áreas da hemodiálise e do transplante renal. Esteve na origem da fundação de uma unidade específica de tratamento renal no Hospital Curry Cabral, ainda nos anos 60, prosseguindo para a direcção do serviço de nefrologia no Hospital de Santa Cruz, do qual foi fundador. Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, exerceu a função de professor catedrático nessa instituição, contribuindo para a formação de inúmeros médicos. Filho de uma figura destacada da I República, ingressou muito novo no MUD Juvenil e posteriormente no grupo Seara Nova, tendo a sua vida política associada ao PS. Recebeu várias distinções de academias portuguesas e estrangeiras, com enfâse para a Medalha de Ouro do concelho de Oeiras e para uma das mais ilustres condecorações nacionais, a Ordem de Sant’Iago de Espada. | DP

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dia de São Martinho


A Câmara Municipal assinala esta festividade com a “Festa da Castanha”, um evento que irá decorrer no próxima dia 11, no largo 5 de Outubro, das 11h00 às 23h00.

O evento pretende comemorar o dia de São Martinho cuja tradição é revivida todos os anos entre a autarquia e os munícipes. Contrariamente àquilo que tem acontecido nas edições anteriores, este ano só serão distribuídas castanhas assadas e haverá animação de rua.

(Conheça a história do Dia de São Martinho na versão impressa do Correio de Oeiras)

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Inundações provocam caos


A torrencial chuva do passado dia 30 de Outubro levou ao corte temporário do trânsito no concelho de Oeiras, devido a uma inundação junto ao jardim municipal.

O caos no quotidiano dos cidadãos. Foi assim que os habitantes do concelho de Oeiras caracterizaram o passado dia 30. A chuva intensa provocou uma mudança de planos para a população do concelho que se viu forçada a arranjar outras alternativas, devido ao corte do trânsito no jardim municipal. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, a inundação deu-se porque a água da Ribeira da Laje transbordou.

Em declarações à agência Lusa, o presidente adiantou que «a água transbordou no período de chuva forte, entre as 14h00 e as 16h00, provocando uma inundação no jardim e por isso o trânsito esteve cortado por cerca de 30 minutos». O autarca assegurou ainda que foi uma situação «sem gravidade» e que por volta das 16h30 a situação já estava resolvida.

A população de Oeiras não foi da mesma opinião. Segundo uma fonte que se encontrava no local, «esta inundação veio criar graves percalços nos nossos compromissos, pois tivemos que optar por outras estradas, que se tornaram mais longe para o local de destino».

No mesmo dia foram ainda registadas outras oito ocorrências de inundações na via pública, no concelho de Oeiras, que foram resolvidas de imediato. |IM

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Bienal de Artes Plásticas




A Associação de Artistas Plásticos de Paço de Arcos inaugurou a primeira bienal de artes plásticas no passado dia 30. A ministra Helena André esteve presente e congratulou a organização pela qualidade da exposição.

Decorre até ao próximo dia 14 de Novembro em quatro locais distintos de Paço de Arcos. A mostra conta com a participação de vários artistas conceituados e pode ser visitada entre as 15h00 e as 19h00 no Salão de Exposições da Paço de Artes, o Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários, o Salão Nobre do Clube Desportivo e nas Galerias do Centro Comercial Oeiras Parque. Na exposição podem ver-se obras de escultura, fotografia, pintura e desenho, da autoria de quarenta artistas pertencentes a algumas Associações de Artes Plásticas, entre elas a de Paço de Artes, mentora do projecto em conjunto com o GART, de Vila Franca de Xira, a ARCOÁRTIS, da Amadora, e a ARTISET, de Setúbal.

(veja o artigo completo na edição impressa do Correio de Oeiras de Novembro)

Edição n.º 44


O veículo de comunicação mais importante do concelho de Oeiras está a debater-se na categoria dos melhores. É com esta vontade de crescer cada vez mais que o seu jornal continua a inovar. Deste modo, decidimos alterar alguns pontos editoriais, para tornar o seu jornal mais perto
de si.
No nosso dia-a-dia, informar é a palavra que mais nos interessa. O resultado final pretende ser um jornal vivo e de cariz noticioso. Apesar das dificuldades vividas no nosso país, tanto a nível económico como social, a esperança de continuar a crescer permanece bem activa nos pensamentos dos nossos profissionais. Numa era tecnológica, temos que continuar a defender e
acreditar no jornalismo tradicional. Nesta edição, terá acesso ao que de melhor aconteceu no concelho de Oeiras, nomeadamente, as iniciativas desenvolvidas no âmbito do “Mês do Idoso”, a Bienal de Artes Plásticas de Paço de Arcos e a intenção de colocar uma linha de metrobus em
Algés. Poderá ainda usufruir de um suplemento sobre a Associação Desportiva de
Oeiras, que inclui uma entrevista ao presidente do Clube, Artur Campos. Reservamos
também um espaço para a nossa gastronomia regional e uma secção para desvendar alguns segredos sobre os cuidados a ter nesta época tão gripal. Estes dois pontos irão ser retratados em todas as edições. Porque um jornal também possui uma função didáctica, oferecemos-lhes duas
páginas recheadas de anedotas, jogos e horóscopo. O Correio de Oeiras ainda tem muito para
lhe apresentar. Esta longa caminhada, que tanto prazer dá aos nossos profissionais, só é possível convosco. É com a ajuda de cada um que o Jornal conseguirá ir mais longe.
Continue a viver connosco o gosto de informar bem.