segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Junta de Carnaxide entregou equipamento informático a Associações

A Junta de Freguesia de Carnaxide no âmbito do seu plano de actividades tem um conjunto de acções que visam apoiar o tecido associativo da Freguesia. No sentido de apoiar Instituições de Carnaxide, a Empresa 3S Solvay tem vindo a apoiar diversas iniciatívas promovidas pelo gabinete de apoio social da Junta de Freguesia que tem apoiado diversos projectos, quer dirigida aos séniores, quer aos jovens, quer à comunidade em geral. Após o levantamento de necessidades das colectividades da Freguesia que apresentaram o seu plano de actvidades para 2011 estavam sinalizadas diversas associações que precisavam de equipamentos informáticos para apoio às suas actividades. A empresa Solvay 3s solidária com a nossa comunidade doou um computador à Associação de Moradores do Bairro Luta pela Casa (LUPECA) e à Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide no passado dia 18 de Fevereiro de 2011, no sentido de colmatar a necessidade desse equipamento por estas instituições. A doação surge no âmbito do trabalho em rede desenvolvido por esta Junta de Freguesia, no âmbito do Gabinete de Apoio Social. 

As inscrições para o “Pijama às Letras” começam amanhã

O dia internacional do Livro Infantil é celebrado a 2 de Abril e no concelho haverão duas iniciativas pensadas para os mais novos nas bibliotecas de Algés e de Oeiras.


Para assinalar a data a Câmara Municipal de Oeiras vai promover duas actividades, "Pijama às letras", nos dias 1 de Abril - das 20h30 às 10h00 do dia 2 na Biblioteca Municipal de Algés - e no dia 8 de Abril - das 20h30 às 10h00 do dia 9 de Abril - na Biblioteca Municipal de Oeiras. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 1 de Março nos sectores infantis das supra referidas bibliotecas (Sector Infantil BMAlgés - Tel. 2109774.80/81; Sector Infantil BMOeiras - Tel. 21 440 63 42). O "Pijama às letras" é uma actividade direccionada para as crianças e respectivas famílias onde serão narradas histórias e contos infantis. A festa em pijama será ainda contemplada com o espectáculo "Às avessas", produção da Andande - Associação Artística. Para além desta, a iniciativa conta ainda com um convidado mistério somente desvendado no dia do espectáculo. 

Público-alvo:
BMA – Teatro “Ás avessas”: total de participantes 100 (Crianças dos 3 aos 10 anos); Festa do Pijama: total de participantes 40 crianças, dos 3 aos 10 anos acompanhadas até 2 adultos
BMO – Teatro “Ás avessas”: total de participantes 100 (Crianças dos 3 aos 10 anos); Festa do Pijama: total de participantes 30 Crianças dos 3 aos 10 anos acompanhadas até 2 adultos

domingo, 27 de fevereiro de 2011

YouGo Oeiras: visitar, conhecer e explorar o Município a partir do iPhone ou Android

O guia turístico YouGo Oeiras foi lançado no dia 23 de Fevereiro. A plataforma está disponível para Android e iPhone e permite a descoberta e navegação do concelho através do equipamento móvel.

YouGo Oeiras foi concebido para proporcionar momentos únicos e marcantes ao visitante através dos melhores conselhos e sugestões. O guia permite ainda ficar a par da agenda cultural, desportiva e de animação de Oeiras, e oferece a possibilidade de poder planear a sua visita antes de chegar, tirando assim o maior partido dela.


Para descarregar a aplicação, carregue nos seguintes links:

Link Guia YouGo Oeiras em iPhone:

Link Guia YouGo Oeiras em Android:



sábado, 26 de fevereiro de 2011

Alunos recebem subsídio no âmbito de Acordos de Geminação

O Executivo da Câmara Municipal de Oeiras aprovou a atribuição de subsídios a seis estudantes, no âmbito dos Acordos de Geminação que estabeleceu com as Autarquias do Mindelo em São Vicente de Cabo Verde, Inhambane em Moçambique e São Tomé e Príncipe. O subsídio de 17.131, 96 euros corresponde ao total de cada um dos bolseiros no período compreendido entre Janeiro e Dezembro de 2011. Além deste foi disponibilizado um subsídio para um aluno seleccionado pelo Município de Inhambane para frequentar a licenciatura de Contabilidade e Auditoria na Universidade Atlântica no valor 199,21 euros que visa a aquisição de material escolar. Os bolseiros são naturais do Município de São Vicente de Cabo Verde, três de Inhambane e um de São Tomé e Príncipe. A cada um deles é atribuída uma bolsa mensal de 225,77 euros.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Portal da Educação de Oeiras


A Câmara Municipal de Oeiras criou uma plataforma online para os assuntos relacionados com a educação sito em http://www.educacao.cm-oeiras.pt. O portal visa optimizar a interacção entre a autarquia, as escolas, os alunos e respectivas famílias através da divulgação e partilha de informação. Numa primeira fase os intervenientes terão acesso a informações gerais sobre os serviços, actividades e projectos bem como as notícias relacionadas com a educação e a rede pública de escolas do concelho. Depois, numa segunda fase, será possível divulgar actividades e iniciativas que facilite a comunicação e acompanhamento dos próprios encarregados de educação. O concelho de Oeiras foi distinguido no ano transacto como o Melhor Município para Estudar no âmbito da iniciativa “Prémios de Reconhecimento à Educação 2010”, na segunda edição do concurso “Prémios de Reconhecimento à Educação”, promovida pelas empresas groupVision SEE e SINASE, em conjunto com outros parceiros. Estes prémios têm como objectivo distinguir as boas práticas na educação.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Carnaxide: rua da Mina Grande vai ser requalificada

A autarquia de Oeiras aprovou o processo e a abertura do Concurso Público para a concretização do projecto de requalificação da rua da Mina Grande, em Carnaxide. O preço base do concurso é de 149.050 mil euros, acrescido da taxa legal de IVA em vigor. O prazo de execução é de 90 dias e contempla obras de repavimentação, consequência do grande desgaste do pavimento.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Comédia “Toda a gente sabe que toda a gente sabe”



Manuela Maria, Teresa Guilherme, Heitor Lourenço, Paula Luiz e Rui Neto constituem o elenco da comédia “Toda a gente sabe que toda a gente sabe”, da autoria de Miguel Fallabela e de Maria Carmem Barbosa, em cena no Auditório Municipal Eunice Munõz, em Oeiras, até 27 de Março. A encenação é de Celso Cleto e é uma Co-Produção DRAMAX - Centro de Artes Dramáticas de Oeiras e Câmara Municipal de Oeiras.

Horário:
De quarta-feira a sábado as sessões são às 21h30 e aos domingos às 16h00.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

«Livre Circulação»

O Centro de Arte Manuel de Brito, em Algés, recebe no dia 20 de Março  um conjunto de obras da Colecção da Fundação de Serralves com o nome «Livre Circulação».  A mostra, comissariada por João Fernandes, reúne obras de artistas fundamentais das últimas quatro décadas existentes na colecção da fundação sediada na cidade do Porto. A inauguração  vai decorrrer no dia a 19 de Março, às 18H00.

Lista de artistas a apresentar:
Adrian Schiess, Alberto Carneiro, Alex Hay, Álvaro Lapa, Ana Vieira, Anselm Kiefer, Antoni Muntadas, António Sena, Ângelo de Sousa, Anna Bella Geiger, Bruce Nauman, Damian Ortega, Dennis Oppenheim, De Rijke´s / De Rooij, Eberhard Havekost, Fernanda Fragateiro, Fernando Calhau, Filipa César, Francisco Tropa, Gerhard Richter, Gilberto Zorio, Gordon Matta-Clarck, Gregor Schneider, Helena Almeida, Helmut Dorner, Herbert Brandl, Joaquim Bravo, Joseph Beuys, José Pedro Croft, João Tabarra, Juan Downey, Juan Muñoz, Julião Sarmento, Júlio Pomar, Lothar Baumgarten, Manuel Baptista, Manuel Rosa, Mercê Cunningham, Michael Biberstein, Michelangelo, Pistoletto, Miguel Palma, Nam June Paik, Nikias Skapinakis, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, Reiner Ruthenbeck, Richard Artschwager, Rigo, Robert Grosvenor, Rui Chafes, Rui Sanches, Runa Islam, Thomas Schütte, René Bertholo, Richard Long, Simone Forti. /CF
Horário: Terça a Domingo, das 10H00 às 18H, ultima sexta-feira de cada mês das 10H00 às 24H00.
Morada: Palácio Anjos, Alameda Hermano Patrone, 1945-064 Algés

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Censos 2011

 O Instituto Nacional de Estatística (INE), com o apoio das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia, realiza os Censos 2011 nos próximos meses de Março/Abril. O objectivo  é o de recensear todos os cidadãos e famílias residentes, ou apenas presentes, no território português, independentemente da sua nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. Os recenseadores estarão visivelmente identificados e prestarão todos os esclarecimentos, e eventual apoio, necessários ao preenchimento dos questionários. Os dados individuais recolhidos destinam-se apenas a fins estatísticos, são confidenciais e estão sujeitos a segredo estatístico, pelo que não podem ser divulgados. Todos os profissionais envolvidos na execução dos Censos estão obrigados, por Lei, ao dever de sigilo, podendo, em caso de infracção (nunca ocorrida) ser processados civil e criminalmente. Este ano os Censos apresentam uma novidade, a resposta através da Internet. Os trabalhos de campo dos Censos 2011 decorrem no período de 7 de Março a 24 de Abril de 2011, alargado, se necessário, para o controlo de qualidade.
Os trabalhos de campo obedecem às seguintes fases:
Fase 1: De 7 a 20 de Março: Distribuição da documentação aos cidadãos
Fase 2: De 21 a 27 de Março: Resposta só pela Internet
Fase 3: De 28 de Março a 10 de Abril: Resposta pela Internet e em papel
Fase 4: De 10 a 24 de Abril: Resposta só em papel
Estará disponível a Linha de Apoio 800 22 2011 (chamada gratuita), nos dias úteis das 9h00 às 20h00, de 1 de Março até ao final do processo de recolha.
As respostas devem ser dadas tendo sempre por referência o dia 21 de Março de 2011.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Abstraccionismo no Palácio do Egipto

O Millennium BCB inaugurou a mostra “Abstracção” no Centro Cultural Palácio do Egipto, no centro histórico de Oeiras, a 18 de Fevereiro. A exposição estará patente até dia 30 de Abril.

Ângelo de Sousa, António Areal, Júlio Pomar, Artur Rosa, Augusto Barros e António Palolo são alguns dos artistas expostos na mostra comissariada pela historiadora de arte Raquel Henriques da Silva. As obras seleccionadas pertencem à colecção do Millennium BCB que, entre outras, inclui criações dos pintores Alfred Manessier, André Lanskoy, Arpad Szenes, Eduardo Batarda, Eduardo Nery, Fernando Aguiar, Fernando Lemos, Jorge Pinheiro, Júlio Pomar, Júlio Resende e Justino Alves. Para além destes, os visitantes poderão fruir de algumas criações dos artistas Luis Demée, Luis Dourdil, Manuel Cargaleiro, Manuel D’Assumpção, Maria Helena Vieira da Silva, Mário Cesariny, Menez, Nadir Afonso, Nikias Skapinakisl, Paula Rego, Pedro Casqueiro, Serge Poliakoff, Teresa Magalhães, TOM e Zao Wou-Ki. Esta iniciativa está integrada no ciclo de exposições de pintura Arte Partilhada Millennium BCP, iniciado em Maio de 2009 e com itinerância em Bragança, Aveiro, Évora, Funchal, Porto e Viseu.

Oeiras é o concelho com mais licenciados

Segundo o Atlas Social de Portugal 2010, elaborado pela Marktest, Oeiras é o concelho português com maior número de licenciados.

O mesmo estudo revela que a variação na qualificação entre concelhos nacionais é de 1,7% no concelho de Pampilhosa da Serra e 28,3% no concelho de Oeiras. Um mapa representativo do peso de licenciados por concelho, permite observar que depois de Oeiras, Lisboa é o concelho que apresenta maior peso destes indivíduos, com 27,0%, seguido de Coimbra (24,6%), Porto (23,5%) e Cascais (23,4%). O nível de instrução do Continente é composto por 7.1% de indivíduos com menos de quartro anos de escolaridade, 33,6% entre o 4.º e o 6.º anos completos, 16.8% com 9.º ano completo, 21,2% com o 11.º ou 12.º ano completos, 7,7% com cursos médios ou frequência universitária e 13,5% com licenciatura, mestrados ou doutoramentos.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Oeiras mais próxima dos idosos

O Município de Oeiras aderiu recentemente ao Projecto «Cidades Amigas das Pessoas Idosas,» promovido em Portugal pela Associação VIDA, e co-financiado pela Direcção Geral da Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Concebido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), este projecto tem como objectivo  produzir um diagnóstico nacional tendo por base percepções a três níveis: decisores políticos, entidades e munícipes com mais de 55 anos de idade. A finalidade é a identificação dos aspectos positivos e dos obstáculos referentes a oito áreas estratégicas: Prédios públicos e espaços abertos; Transporte; Habitação; Participação social; Respeito e inclusão social; Participação cívica e emprego; Comunicação e informação; Apoio comunitário e serviços de saúde. Desta forma, a Câmara Municipal de Oeiras compromete-se  a realizar questionários junto de uma amostra de pessoas com mais de 55 anos. Esta iniciativa irá abranger munícipes e  instituições, contribuindo para consolidar o Plano Estratégico Municipal para as Pessoas Idosas que será enriquecido com um diagnóstico mais representativo da realidade, do qual resultará um conjunto de acções que reforçarão a qualidade de vida da população idosa residente em Oeiras.
«Cidades Amigas das Pessoas Idosas» teve início em Junho de 2010 e irá envolver mais de 150 municípios, tendo aderido até à data, 84 Câmaras Municipais, 14 Instituições do ensino superior e dezenas de outras organizações que trabalham directamente com os seniores. /CF

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Lançamento de «Kinda»

Vai realizar-se hoje pelas 15h00, o lançamento do 3º livro da Colecção Fim do Império «Kinda», da autoria do Major Carlos Acabado. Este encontro terá lugar na Livraria Galeria Municipal Verbney/Colecção Neves e Sousa e vai contar com a presença dos Presidentes da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais, da Liga dos Combatentes, Chico Rodrigues e da Comissão Portuguesa de História Militar, General Sousa Pinto, com a colaboração da DG Edições./CF

Abstracção de 70 obras

O Centro Cultural Palácio do Egipto foi o palco escolhido para apresentar a exposição «Abstracção», que vai decorrer de 19 de Fevereiro a 30 de Abril. 
Esta é uma parceria entre Câmara Municipal de Oeiras e a Fundação Millennium BCP,  constituída por cerca de setenta obras do abstraccionismo português, de arte geométrica, figurativa e informal. Uma selecção cuidada e pertinente que coloca à disposição dos olhares os clássicos do abstraccionismo presente em Portugal na década de 30. Comissariada por Raquel Henriques da Silva a mostra expõe pinturas de alguns dos mais importantes nomes da arte abstracta, obras de uma colecção que o Millennium BCP partilha com o público. Alfred Manessier, André Lanskoy, Ângelo de Sousa, António Areal, António Palolo, Arpad Szenes, Artur Bual, Artur Rosa, Augusto Barros, Eduardo Batarda, Eduardo Nery, Fernando Aguiar, Fernando Lemos, Jorge Pinheiro, Júlio Pomar, Júlio Resende, Justino Alves, Luis Demée, Luis Dourdil, Manuel Cargaleiro, Manuel D’Assumpção, Maria Helena Vieira da Silva, Mário Cesariny, Menez, Nadir Afonso, Nikias Skapinakisl, Paula Rego, Pedro Casqueiro, Serge Poliakoff, Teresa Magalhães, TOM e Zao Wou-Ki são os autores em exposição. Esta iniciativa pode ser visitada pelo público de terça a domingo, das 11h30 às 18h00 gratuitamente. O Centro Cultural Palácio do Egipto está localizado na Rua Álvaro António dos Santos, em Oeiras. /CF

domingo, 13 de fevereiro de 2011

ATENÇÃO FRAUDE NA IMPRENSA REGIONAL

Os jornais regionais estão a ser alvo de fraude. Um indivíduo não identificado está a enviar mensagens escritas (SMS) para TODOS os anunciantes na imprensa regional dos concelhos de Sintra, Cascais e Oeiras a solicitar o pagamento via multibanco através da seguinte entidade 20130 e referência 647043351 com descontos no valor da publicação. A empresa Lançar Ideias, Lda. já apresentou queixa na polícia judiciária que irá dar inicio às investigações. Se tiver alguma denúncia a fazer pode contactar-nos pelo número 219205525 ou directamente com o departamento da PJ de Lisboa.

Editorial n.º 47: Geração à rasca ou do desenrasca?

Em pleno século XXI vivemos uma crise social, económica e de valores sem precedentes. Os jovens de hoje são formados e esclarecidos, pequenas crianças crescidas que sabem de cor toda a teoria ministrada na escola. Saem de casa dos pais muito mais tarde (quando saem). Levam anos sem conseguir colocação na sua área de instrução e vêem-se obrigados a recorrer a outros empregos para, de alguma forma, conseguirem a tão desejada autonomia. A taxa de desemprego não pára de subir. Os seniores são despedidos porque sim e dificilmente conseguem recolocação. Os juniores ficam à espera por anos a fio na esperança de um dia terem uma oportunidade para vencer na vida. É este o cenário da sociedade moderna e desenvolvida no nosso país. Não há manifestação que dê vida ao silêncio dos suspeitos do costume. As massas calam e prosseguem com medo de represálias. Criam-se mudos sentimentos de um povo que pouco (ou mesmo nada) aprendeu com a história e não quer compreender que tudo é cíclico e se não for resolvido hoje, amanhã poderá ser tarde demais.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Circuito de Xadrez Oeiras 2011

No âmbito do Circuito de Xadrez Oeiras 2011, que contou com uma elevada participação dos alunos da Escola Básica Integrada de Miraflores, escola organizadora desta iniciativa, realce para a primeira vitória de Francisco Freire em torneios do Circuito e os sucessos de Alexandre Correia e Filipe Romeiras nos restantes escalões.
Na classificação do Circuito, com apenas três provas disputadas, apenas a Associação Desportiva de Oeiras se encontra já claramente destacada: tem o quadruplo dos pontos do seu mais directo perseguidor e quase tantos pontos quanto todos os outros somados. Caravela d’Ouro, com André Pinto a gás e João Meira a jogar os seniores, poderá ter dificuldade em voltar a ser o segundo na classificação colectiva. Para já segue em quarto, atrás da EBI Miraflores e dos Navegadores de Porto Salvo. Nas restantes classificações Filinto Teixeira, Rafael Barbosa e Francisco Freire e Vasco Fernandes, estes igualados, lideram. A próxima prova, o IV Torneio Caravela d’Ouro em Xadrez, vai ter lugar no dia 20 de Fevereiro.

Exposição de Neves e Sousa

Dia 12 de Fevereiro, pelas 16h00, a Livraria-Galeria Verney em Oeiras inaugura a exposição «Lugares da Memória». Esta mostra traz-nos as memórias de um povo, de lugares e de uma História, representadas na arte pelo pintor Neves e Sousa. A exposição pode ser visitada até ao dia 28 de Maio, de terça-feira a Sábado (excepto feriados), das 14H00 às 18H00.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Coro Sol Nascente regressa à freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo

O emblemático coro Sol Nascente regressou à freguesia após mais de dez anos em que estiveram sediados na Freguesia de Algés. Em comunicado, a Junta de Cruz Quebrada-Dafundo informou que o retorno do grupo coral à freguesia foi consequência do esforço em encontrar «um espaço para o coro poder ensaiar mais próximo da população que os viu nascer». O coro foi fundado há quase três décadas na Cruz Quebrada-Dafundo e já conta com vários prémios nacionais e internacionais na vertente lírica. 

Conversar sobre a educação em Portugal


A segunda sessão de «Conversas na Aldeia Global» vai ter lugar na Biblioteca Municipal de Oeiras no próximo dia 17 de Fevereiro, pelas 21H30 e conta com a presença de David Justino sob o mote «Difícil é Educá-los».
Tendo como ponto de partida o atraso educativo português, David Justino procura analisar os diferentes factores e expressões explicativas desse atraso, centrando-se em três dimensões cruciais: mais educação, melhor educação e maior equidade social. «Difícil é educá-los» é o título do seu mais recente ensaio para onde transpõe algumas reflexões sobre os problemas da educação no nosso País. Neste encontro entre outras coisas irá ser abordada a questão «O que queremos da educação em Portugal?». Tempo ainda para reflectir sobre o papel do Estado na educação, o que tem sido, o que é e o que pode ser, bem como sobre as dimensões associadas à reforma e a urgência em voltar a pensar o futuro.  A sessão conta com a presença do jornalista Vasco Trigo enquanto moderador. /CF

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Feira de Velharias

Os jardins municipais da freguesia de Oeiras acolhem até dia 26 deste mês a Feira das Velharias. A feira teve inicio no no dia 6 no Jardim de Oeiras e vai passar dia 13 no Jardim de Caxias, no dia 20 no jardim de Paço de Arcos e termina dia 27 no Jardim de Algés. O horário da feira é das 9h00 às 19h00.

Formação de Informática

No dia 9 deste mês tem inicio na biblioteca Municipal de Algés, uma acção de formação destinada a todos aqueles que pretendem dar os primeiros passos na informática. Esta iniciativa pretende dotar os formandos de competências de utilização do hardware (teclado, rato e unidades de armazenamento de informação no computador) e software (sistema operativo, ficheiros, pastas e programas), além de proporcionar a aprendizagem das funcionalidades e potencialidades do processador de texto.A acção termina a 24 de Fevereiro.
Calendário: Dias 9, 10, 23 e 24 de Fevereiro, das 16h00 às 19h00, na Biblioteca Municipal de Algés. /CF

Oeiras vai ter novo complexo escolar

O executivo camarário procedeu, a 2 de Fevereiro, à cerimónia de lançamento da primeira pedra da Escola Básica 1.º ciclo e jardim de infância Gomes Freire de Andrade, mais uma aposta na qualificação do parque escolar do concelho.

A construção deste projecto teve um investimento na ordem dos cinco milhões de euros. O completo escolar tem uma área superior a seis mil metros quadrados que abrigam 16 salas de aula para o 1.º ciclo capazes de receber 384 alunos com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, salas de prolongamento e de apoio, multiusos e áreas complementares de apoio, biblioteca e sala de experiencia, espaços sociais, de gestão e apoio geral, cozinha e refeitório, espaços vocacionados para a prática desportiva no interior da escola, espaços exteriores, zonas de recreio, parque infantil para o pré-escolar e outro para o 1.º ciclo e campo de jogos, numa área total de quatro mil metros quadrados. Esta obra está inserida no Plano Estratégico de Equipamentos Educativos e prolongar-se-á por dois anos a cargo da empresa Canas Correia SA. No que respeita ao projecto, a responsabilidade é da 92 Arquitectos Lda..

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Subsídio para as Juntas de Freguesia

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou no passado dia 19 de janeiro a atribuição de um subsídio às Juntas de Freguesia do Concelho para comparticipação nas despesas com o pessoal dos Estabelecimentos de Infância transferido para IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social.
O montante de 279.630,00 correspondente ao primeiro semestre de 2011 será dividido em tranferências mensais. Para os pagamentos do subsídio mensal a cada autarquia, estes subsídios são calculados em função da diferença do montante global a pagar aos funcionários de acordo com a tabela remuneratória das IPSS e aquela que resulta do escalão indiciário correspondente às categorias a que estão funcionalmente afectos no quadro das Juntas. Também foi aprovada a transferência de € 2.231,57 para a Junta de Freguesia de Caxias para a instalação de um aparelho de ar condicionado no respectivo Gabinete de Acção Social, ao abrigo do Protocolo de Delegação de Competências assinado entre a CMO e aquela Junta. De salientar que as autarquia de Caxias ocupa desde Maio de 2008 o edifício do Mercado Municipal e conta o apoio da Câmara Municipal de Oeiras nas condições necessárias das instalações. /CF

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Festival Sete Sóis Sete Luas

O Salão Nobre da ex Fundição de Oeiras vai receber no dia 5 de Fevereiro o Festival Sete Sóis Sete Luas  (SSSL). São cerca de 40 representantes de 25 cidades de 10 diferentes Países  (Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos e Portugal) que se encontram para partilhar experiências interculturais neste 10° Encontro Internacional das Cidades e das Instituições. De manhã irá haver uma reunião entre os delegados das diferentes cidades, na qual são apresentadas as características sociais, culturais, geográficas e turísticas de cada uma das cidades, sublinhando-se os projectos culturais e artísticos. Segue-se a apresentação das novas cidades/instituições participantes na Rede Cultural e a apresentação do projecto de promoção turística das cidades da Rede SSSL. Este encontro é marcado pelo diálogo intercultural e pela mobilidade internacional e reúne todos os anos os representantes das cidades participantes na Rede Cultural num país diferente./CF

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Actividades ao ar livre arrancam hoje


O programa de actividades ao ar livre da autarquia têm início este mês e prolongam-se até ao final do ano. Estão previstas caminhadas, orientação, geocaching e actividades náuticas, como canoagem, vela e stand up paddle surf. As actividades decorrerão nas manhãs de sábado e inserem-se no programa de promoção de Actividades de Ar Livre 2011. A participação é gratuita mas está sujeita a marcação prévia. Os interessados poderão inscrever-se a partir do mês anterior à actividade na Divisão de Desporto através do telefone 214 408 540 ou do e-mail mexa-semais@cm-oeiras.pt

As actividades serão acompanhadas por técnicos especializados que ajudam os participantes nos aspectos específicos de cada modalidade.
  
PROGRAMA:

FEVEREIRO
5 . Caminhada
Fábrica da Pólvora de Barcarena
12 . Orientação (BTT e pedestre)
Complexo Desportivo do Jamor

MARÇO
12 . Caminhada
Quinta Real de Caxias
19 . Orientação
Parque Florestal de Caselas

ABRIL
2 . Geocaching
Fábrica da Pólvora de Barcarena
9 . Caminhada
Serra de Carnaxide

MAIO
1 . Várias actividades
Dia Mundial da Actividade Física (a confirmar)
7 . Stand Up Paddle Surf
Praia da Torre
28 . Canoagem
Pista de Actividades Náuticas do Jamor

JUNHO
11 . Vela
Porto de Recreio de Oeiras
18 . Stand Up Paddle Surf
Praia da Torre
25 . Canoagem
Pista de Actividades Náuticas do Jamor

JULHO
2 . Caminhada
Complexo Desportivo do Jamor
9 . Canoagem
Pista de Actividades Náuticas do Jamor
16 . Vela
Porto de Recreio de Oeiras

SETEMBRO
3 . Canoagem
Pista de Actividades Náuticas do Jamor
10 . Vela
Porto de Recreio de Oeiras
17 . Caminhada
Parque Florestal de Caselas

OUTUBRO
1 . Caminhada
Estação Agronómica de Oeiras
8 . Geocaching
Jardim Municipal de Oeiras
15 . Orientação
Complexo Desportivo do Jamor

NOVEMBRO
5 . Caminhada
Cascais - Praia do Guincho
12 . Orientação (BTT e pedestre)
Complexo Desportivo do Jamor

DEZEMBRO
3 . Caminhada
Porto de Recreio de Oeiras

Nova escola em Oeiras

A cerimónia de lançamento da primeira pedra da nova escola Gomes Freire de Andrade, tem lugar amanhã pelas 12h00 e conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, no Bairro Embaixador Augusto de Castro.
Esta obra vai decorrer durante dois anos, a cargo da empresa Canas Correia, SA, e está inserida no âmbito do Plano Estratégico de Equipamentos Educativos. O novo complexo escolar, com uma área superior a 6.700 m2, inclui: 16 salas de aula do 1º Ciclo para 384 alunos (dos seis aos 10 anos); três salas de pré-escolar para 75 crianças (dos três aos cinco anos); salas de prolongamento, de apoio, multiusos e áreas complementares de apoio; biblioteca e sala de experiência; espaços sociais, de gestão e apoio geral; cozinha e refeitório; espaços vocacionados para actividade física e desportiva no interior da escola; espaços exteriores, zonas de recreio, parque infantil para o pré-escolar, parque infantil para o 1º Ciclo e campo de jogos, numa área total de 4.000 m2.
Este é um investimento de cerca de cinco milhões de euros da Câmara Municipal de Oeiras que pretende ter a funcionar nesta autarquia as melhores escolas do País. /CF